Criando um produto
A página do produto foi reprojetada no PrestaShop 1.7 para facilitar a criação de um produto, graças as abas aprimoradas.
Last updated
Was this helpful?
A página do produto foi reprojetada no PrestaShop 1.7 para facilitar a criação de um produto, graças as abas aprimoradas.
Last updated
Was this helpful?
A aba “Configurações” fornece as principais opções necessárias para criar um produto básico: em alguns cliques, você poderá criar um novo produto. A partir daí, você também pode navegar pelas outras abas para adicionar mais detalhes ao seu produto.
A seção da imagem está na parte superior esquerda da aba de “Configurações”. Você deve carregar todas as imagens para este produto, incluindo todas as suas combinações (cor, tamanho e etc.).
Para adicionar uma ou mais imagens ao seu produto:
Arraste e solte suas imagens diretamente de sua pasta, ou clique em “selecionar arquivos” (ou em qualquer lugar na seção de imagens de fato) para pesquisar e abrir a pasta contendo suas imagens. Você pode selecionar quantas imagens forem necessárias, mantendo pressionada a tecla Ctrl enquanto seleciona arquivos, ou pode fazer sua seleção uma a uma. O tamanho máximo padrão para um arquivo de imagem é definido pelo PrestaShop de acordo com as configurações do PHP do seu servidor. Esse tamanho pode ser reduzido na página de preferências “Imagens”, na seção “Imagens do produto”.
As imagens enviadas aparecem como miniaturas. A primeira delas será sua imagem padrão e a capa para o produto. Essa imagem da capa também aparecerá automaticamente na página do produto da sua loja.
Você pode alterar qual imagem é sua imagem de capa clicando na miniatura da imagem: as configurações para esta imagem serão exibidas. Lá você pode marcar ou desmarcar “Imagem da capa” para definir se a imagem deve ou não ser a capa.
Quando você clicar em “Zoom”, a imagem aparecerá em seu formato real, caso você queira ver mais de perto. Cada imagem pode ter uma legenda: use-a para descrever brevemente a imagem (e o produto). Se você tem vários idiomas, não se esqueça de traduzi-lo!
Depois de carregar todas as imagens do seu produto, você pode modificar o pedido arrastando e soltando cada imagem. Você também pode adicionar mais imagens clicando no ícone “+” ou arrastando-o.
Descrever bem o produto é essencial, tanto para o cliente (quanto mais informações, melhor) e para os mecanismos de pesquisa (ele ajudará sua loja a aparecer em mais solicitações de pesquisa).
Na parte inferior da tela, os dois campos de descrição têm diferentes propósitos:
O campo “Resumo” permite escrever uma breve descrição que aparecerá nos mecanismos de pesquisa e na descrição de seu produto. Este campo é limitado a 800 caracteres por padrão: se você exceder esse limite, o PrestaShop irá avisá-lo com uma mensagem em vermelho abaixo do campo. Você pode alterar esse limite na página de preferências “Produtos”, onde você encontrará a opção “Tamanho máximo do resumo do produto”;
O campo “Descrição” permite que você escreva uma descrição completa do seu produto, que aparecerá diretamente na página do produto. O editor de texto oferece uma ampla gama de opções para criar descrições visualmente atraentes (fonte, tamanho, cor do texto, etc.). Embora esse segundo campo não tenha limites, existe algo como conteúdo em excesso: esforçar-se para fornecer as informações essenciais de maneira convincente, e seu produto deve estar pronto.
Abaixo das descrições do produto, você tem várias opções. A opção “Adicionar um característica” é para especificar as características de seus produtos (ex: peso, material, país de origem e etc).
Quando você cria características e valores (ex: malha de lã e materiais de microfibra), você os atribui aos produtos quando for apropriado. Isso significa que você não precisa preencher os campos de características para cada um de seus produtos, basta preencher os valores necessários e aplicá-los posteriormente.
Esteja ciente de que, ao contrário das combinações, esses valores não mudam e são válidos para o produto geral (o que significa que todas as suas combinações compartilharão essas mesmas características).
Antes de adicionar uma características a um produto, você deve criá-la para uso geral em sua loja. Você deve ir para a página “Atributos e Características” do menu “Catálogo”.
A criação de valor de características e características é explicada em detalhes na seção dedicada desta documentação.
Vamos supor aqui que você já definiu todas suas características e valores das características.
Ao clicar em “Adicionar uma característica”, um menu suspenso aparece, listando todas as características da sua loja. Selecione qual característica você deseja adicionar.
Em seguida, você pode atribuir um dos valores predefinidos (conforme definido ao criar a característica), se houver alguma disponível, ou definir um valor manualmente no campo “Valor personalizado”.
Se nenhum valor estiver disponível para uma característica, a mensagem “Nenhum resultado encontrado” será exibida.
Se você optar por usar um valor personalizado, não se esqueça de defini-lo para todos os idiomas suportados por sua loja. Use o seletor de código de idioma na parte superior da página para alterar o idioma.
Se houver valores predefinidos disponíveis, eles aparecerão em uma lista suspensa. Basta clicar nele e escolher o valor correto.
Depois de definir todas as características relevantes, salve suas alterações para vê-las imediatamente aplicadas na página do produto.
Lembre-se: Se uma característica não tiver nenhum valor atribuído a ela, ela não será levada em consideração para este produto e não estará visível em sua loja.
Da mesma forma que você pode adicionar uma característica, você pode adicionar uma marca. Clique em “Adicionar uma marca” e escolha uma marca no menu suspenso.
Se a marca que você deseja não estiver disponível no menu suspenso, vá para a página “Marcas e Fornecedores” para criar uma nova marca.
Um produto só pode ser associado a uma marca.
O campo “Adicionar um produto relacionado” oferece a opção de escolher produtos relevantes para associar a este produto, para sugeri-los a seus clientes quando eles visitarem a página do produto (se o tema for compatível). Clique em “Adicionar um produto relacionado”, digite as primeiras letras do produto e selecione-o. O produto é então adicionado na parte inferior do campo.
Você pode associar um produto a tantos outros produtos quantos julgar necessários. Clique no ícone da lixeira para excluir a associação do produto.
Uma associação vale apenas para um lado: o produto associado não apresentará uma associação ao produto atual em sua página de configuração.
Você geralmente venderá o mesmo produto em versões diferentes: eles compartilham o mesmo nome geral, mas podem diferir pela cor, capacidade, tamanho da tela e outros atributos. Na maioria das vezes, esses atributos se combinam: você pode ter a versão vermelha do produto disponível com capacidade de 1 Gb ou 2 Gb, ou com tela de 12” ou tela de 15”. É por isso que o PrestaShop chama essas versões de “Combinações”: seu estoque de produtos pode ser feito de várias combinações de um único produto, que, na verdade, são simplesmente seus atributos combinados de maneiras específicas.
Se você precisar de combinações para o seu produto, selecione “Produto com combinações”. A aba de “Quantidades” da edição do produto será renomeada como “Combinações” e permitirá que você crie suas várias combinações.
Você não pode criar combinações se ainda não tiver os atributos do produto definidos corretamente no PrestaShop. Além disso, você não deve criar uma combinação para características que seus clientes não possam escolher. A criação de atributos é feita na página “Atributos e Características”, no menu “Catálogo”, e é explicada em detalhes no capítulo dedicado da documentação.
Para saber mais sobre Combinações, leia a seção dedicada no final deste capítulo.
Indique quantos produtos estão disponíveis para venda.
Essa opção não será exibida se você estiver criando um produto com combinações: as quantidades para combinações são gerenciadas na aba “Combinações”, pois cada combinação pode ter um valor de quantidade diferente.
Mais opções estão disponíveis na aba “Quantidade”:
Defina quanto você quer vender este produto.
Preço – Sem imposto. É aqui que você deve definir seu preço, independente de cálculos, impostos e outras variações.
Preço – Com imposto. Exibe o preço do produto com impostos incluídos. Você pode editar o valor e ele atualizará automaticamente o campo “Sem imposto” de acordo com a regra de imposto escolhida.
Regra de imposto. O imposto aplicável ao produto. Escolha entre as diferentes taxas que você registrou. Ao alterar a regra de imposto, o preço de imposto incluído será alterado de acordo.
Mais opções de preços estão disponíveis na aba “Preços”. Caso prefira alterar seu preço na aba “Configurações básicas” ou “Preços” é a mesma coisa, pois as abas estão sincronizadas.
As regras de impostos podem ser gerenciadas no menu “Internacional”, na página “Impostos”.
Mais opções estão disponíveis na aba “Preço”:
A seção “Categorias” permite selecionar em qual categoria o produto deve aparecer. Você pode selecionar mais de uma, mas lembre-se de que é melhor para o cliente se a categoria principal contiver somente produtos equivalentes e comparáveis. Portanto, você deve selecionar a arvore de categorias desde a raiz até a categoria mais específica. Por exemplo, a categoria “Mulheres” pode apresentar subcategorias de “Blusinhas” (Blusas, T-hirts, Tops e etc) e também “Vestidos” (Casuais, Noturnos, Verão e etc). Cabe a você associar a arvore de categoria e a categoria principal do produto (mais útil para seus clientes).
Para associar uma categoria ao seu produto, você pode usar a barra de pesquisa ou expandir a lista de categorias e selecionar aquela que deseja associar.
Usando a barra de pesquisa. Digite as primeiras letras da categoria e a barra exibirá todas as categorias correspondentes e o caminho para acessá-las.
Escolha sua categoria e clique nela. Ele será mostrado na seção “Categorias associadas”.
Usando a lista de categorias. Ao clicar em “Expandir”, você verá a árvore de categorias e, a partir daí, poderá selecionar as categorias que deseja associar.
Na lista de categorias associadas, se você passar o mouse sobre uma categoria específica, verá o caminho que leva à categoria. Pode ser útil se você tiver várias categorias com o mesmo nome (como “Sapatos”, que podem estar nas categorias “Homens” e “Mulheres”).
O seletor de “categoria principal” é útil quando um produto é associado em várias categorias. Ele serve principalmente para esclarecer qual categoria usar caso seu cliente chegue ao seu site a partir de um mecanismo de pesquisa, pois o nome da categoria principal aparecerá no URL do produto.
Se você acha que precisa adicionar uma categoria, salve o estado atual do seu produto antes de clicar no botão “Criar nova categoria”.
Clique em “Criar uma categoria”: as opções da categoria serão exibidas. Preencha o nome da categoria e selecione a categoria pai. Ao clicar em criar, a nova categoria será criada e será automaticamente associada ao seu produto.
Não se esqueça de acessar a página “Categorias” mais tarde para preencher os detalhes dessa nova categoria. Para ler mais sobre categorias, vá para a seção relacionada da documentação.
Uma nova categoria não aparecerá automaticamente no menu da sua loja. Para exibi-lo, você deve editar o menu com o módulo “Menu principal” (ao usar o tema padrão) ou qualquer módulo personalizado que você possa ter para gerenciar o menu.
Neste ponto, você completou as informações essenciais da página do produto. Você deve salvá-la para exibi-la imediatamente ao catálogo da sua loja. Clique em “Offline”, o status mudará para “Online” e ficará disponível para venda em sua loja.