É aqui que sua loja se torna realidade, criando conteúdo e, assim, agregando valor à sua presença no mundo virtual.
Como o coração da sua loja, seu catálogo merece uma grande atenção. Adicionar produtos não significa apenas adicionar uma imagem e algum texto e validar seu conteúdo. Isso significa conhecer seu produto de cor e alimentar as informações de: preço, peso, tamanho, características, especificações, detalhes, marca, fornecedor e muito mais. Você não deve começar a adicionar produtos ao seu Catálogo sem saber exatamente o que deseja apresentar ao cliente e, portanto, precisa ter um plano definido sobre seus produtos e a maneira como eles serão exibidos. Isso também significa conhecer o mercado da sua loja, como a parte de trás da sua mão, a fim de preencher corretamente os campos obrigatórios.
A seção “Catálogo” pode ser acessada abrindo o menu com o mesmo nome, que lista todas as páginas relacionadas ao produto. É aqui que você gerencia seus produtos e suas características em toda a sua loja PrestaShop.
Introdução
Você pode gerenciar os produtos em sua loja usando a página “Produtos”, no menu “Catálogo”.
Para criar um novo produto, na página “Catálogo”, clique em “Novo produto” (ou digite CTRL + P): ele abrirá o que é chamado de página do produto, onde você pode criar novos produtos ou editar os existentes.
Abas
No PrestaShop 1.7, a página do produto é organizada em abas:
Configurações: contém tudo o que você precisa para criar um produto com rapidez e facilidade. Se você precisar adicionar mais detalhes ao seu produto, você deve dar uma olhada nas outras abas;
Quantidades, Combinações ou Produto Virtual: define quantidades de produtos e outras opções relacionadas a estoques. Quando seu produto tiver combinações, a aba será renomeada para Combinações. É aqui que você gerencia todas as suas combinações. Por outro lado, se você tiver um produto virtual, é aqui que você carrega o arquivo associado, se houver;
Frete: forneça detalhes que tenham impacto na entrega do produto;
Preço: defina seus preços com preços específicos ou preço por unidade (entre outras opções de preços);
SEO: gerencie a meta descrição ou a URL do produto para garantir que ele seja otimizada para os mecanismos de busca;
Opções: funcionalidades adicionais para gerenciar a visibilidade do seu produto, referências específicas, arquivos anexados ou fornecedores. É também aqui que você pode configurar a personalização.
Nome do produto
O primeiro campo a preencher é o nome do produto, que aparecerá nos resultados do mecanismo de busca e na URL padrão do produto. Ao lado do campo, você encontrará um seletor de idiomas, que permite escolher o idioma no qual você deseja editar ou criar o produto.
Tipo de produto
No seletor do tipo de produto você terá as opções de: produto padrão ou virtual e pacote de produtos.
Essa segunda opção é essencial: indique se o produto é um pacote (uma combinação de pelo menos dois produtos existentes), um produto virtual (arquivo para download, serviço, etc.) enviado por e-mail ou simplesmente um produto padrão. Por enquanto, vamos apenas explorar o produto padrão sem combinações e lidar com produtos com combinações, pacotes e produtos virtuais em suas próprias seções deste capítulo.
Botões globais
No parte superior da página, encontramos os botões da toolbar
Vendas. Redireciona para a página “Detalhes do produto” do painel de estatísticas (menu “Estatísticas”), que fornece um gráfico das visitas à página deste produto e também das vendas.
Produtos. Novo no PrestaShop 1.7. Exibe uma lista de todos os seus produtos para permitir que você navegue rapidamente de um produto para outro.
Ajuda. Abre a ajuda contextual em uma coluna, com a página do Guia do Usuário correspondente à página do produto.
Na parte inferior da página, várias ações são possíveis
Excluir. Remove todos os dados do produto atual e os exclui, incluindo imagens, combinações, recursos e etc.
Visualizar. Exibe a página do front office do seu produto. Isso é muito útil, pois funciona mesmo se o produto estiver desativado.
Online / Offline. É aqui que você ativa ou desativa seu produto. Por padrão, ele é desativado, para que seus clientes não possam visualizá-lo em sua loja.
Duplicar. Salve o produto atual, crie uma cópia exata do produto atual e leve-o para a nova página do produto. Isso é muito útil quando você prefere usar os dados do produto atual como um modelo para outro novo produto e não precisa criar todos os dados do novo produto manualmente. Por exemplo, dois produtos podem ser muito diferentes, mas podem compartilhar as mesmas combinações, características ou configurações de fornecedor.
Voltar. Isso salva qualquer alteração feita em qualquer dado do produto atual e leva você de volta à lista de produtos.
Adicionar novo. Isso salva qualquer alteração feita em qualquer dado do produto atual e abre uma nova página para criar um novo produto.
Salvar. Isso salva qualquer alteração feita em qualquer dado do produto atual e mantém você na aba atual. Isso é particularmente útil quando você deseja alternar as abas sem perder suas alterações para a aba atual ou para ver suas alterações serem aplicadas imediatamente.